segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Regras de Uso da Caderneta

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
COORDENADORIA REGIONAL METROPOLITANA IX
CIEP Brizolão 252 – JOÃO BAPTISTA CAFFARO
Rua Primeiro de Janeiro, s/nº Centro - Tanguá/RJ.

DA: DIREÇÃO E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
PARA: ALUNOS E RESPONSÁVEIS

TERMO DE RESPONSABILIDADE SOBRE A CADERNETA – TURMA:______

A caderneta é o passe de entrada e saída do aluno no espaço desta escola. Ela também é um importante documento de comunicação entre a escola e família, além de servir como documento de identificação do aluno no trajeto de casa para a escola e da escola para casa.

Por meio da caderneta o responsável toma conhecimento sobre a freqüência do aluno (se faltou, se compareceu, se matou aula);sobre a liberação por falta de professor; avisos e solicitações para o comparecimento dos pais na escola. Na caderneta o aluno pode anotar a cada bimestre suas notas para controle seu e de sua família (a família pode cobrar do aluno que ele faça essas anotações); pois existe um espaço reservado para isso.

Uma vez que a caderneta é um documento importante de comunicação, identificação e controle para a escola e os responsáveis, a mesma deve ser tratada como qualquer documento oficial. Portanto, a caderneta escolar não pode ser danificada deliberadamente com adesivos e/ ou quaisquer tipos de pichações (desenhos, rabiscos, frases ou pequenas interjeições, anotações de ordem pessoal). O aluno e a família devem tomar cuidado para não lavar a caderneta junto com o uniforme e não perdê-la.

A primeira via da caderneta é oferecida ao aluno gratuitamente como um direito adquirido de controle e comunicação entre a escola e a família, na medida em que a escola optou por este recurso para facilitar a comunicação e a identificação do aluno, seja na escola ou em seu trajeto. Mas, uma vez que a família e/ou o aluno não respeitem as medidas de conservação necessárias e próprias de todo documento oficial – conforme exemplificado acima, se estabelece à necessidade de providenciar uma nova via a preço de custo, como uma medida reparatória e educativa, a fim de ressarcir à escola, evitando prejuízos de maneira que a aplicação dos recursos seja de fato eficiente.

DE ACORDO:
ALUNO(A)
TURMA
RESPONSÁVEL

3 comentários:

Lucas disse...

Acho muito importante o cuidado que a escola tem com o aluno relacionado ao uso da caderneta. Os pais só precisam criar o hábito de consultar a caderneta dos filhos todos os dias. è um recurso simples, mas muito eficaz se houver colaborar principalmente do pais.

Lucas disse...

A caderneta é um recurso antigo que foi desprezado por muitas escolas, mas considero que com uma proposta como essa, dê um bom resultado. Os pais devem ficar atentos à caderneta para que a iniciativa seja um sucesso.

Danilo disse...

comcordo com meu amigo Lucas, mas tao fazendo usu indevido da caderneta pois,tem vezes que eu esquesso a minha en casa,e entrou uma nova politica da "escola".Nao sei bem se e verdade, mas nao poderei entrar mas se esquesser nao vou poder entrar,mesmo em epoca de prova e minha opniao,nao concordo.v